Ex-Alunos UFV

REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O FUTEBOL, A UFV SE DESTACA NO MERCADO NAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA MODALIDADE

A Universidade Federal de Viçosa se constitui ao longo destas três décadas como uma referência na formação e qualificação de profissionais para o mercado do futebol em suas diversas áreas de atuação.

Essa conquista se deve a várias ações implementadas pelo seu Corpo Docente: o Curso de Graduação em Educação Física; a Especialização em Futebol; o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado); A Revista Brasileira de Futebol; O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF); O Grupo de Estudos em Futebol (GEF); os Projetos de Extensão, Bom de Nota, Bom de Bola, Chutando as Diferenças, Convênio entre a UFV e o Clube Atlético Mineiro, a Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, entre outros. Os Livros publicados pelos Professores Adalberto Rigueira Viana, Israel Teoldo da Costa e José Geraldo do Carmo Salles, além dos Video-Cursos produzidos pelo Prof. Próspero Brum Paoli e os diversos artigos, oriundos de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Essas ações propiciaram aos Acadêmicos do Curso de Educação Física e os Alunos da Especialização em Futebol vivências que os qualificaram para a inserção no difícil, restrito e concorrido mercado da modalidade. Atualmente a UFV conta com Profissionais inseridos no Clube Atlético Mineiro, Cruzeiro Esporte Clube-MG, América Futebol Clube-MG, Nacional Esporte Clube-MG, Centro Esportivo Ubaense-MG, Clube Regatas do Flamengo-RJ, Coritiba Futebol Clube-PR, Londrina Futebol Clube-PR, e até no exterior, como nos Estados Unidos.

Para o Prof. Próspero Paoli, um dos pioneiros na Instituição em se preocupar com a qualificação e inserção no mercado dos Acadêmicos da UFV, não basta apenas ter o desejo de trabalhar com o futebol, é necessário se envolver com a área por meio de participação em: eventos científicos e projetos de extensão; leituras constantes de livros, artigos, dissertações e teses de doutorado; estágios nos Clubes visando conhecer e manter contato direto com os Profissionais. Além disso, o Professor Paoli ainda lembra que deve ter comprometimento e alguns momentos da vida acadêmica dedicar seu tempo integralmente as questões do futebol.

Desta forma, passamos a destacar alguns dos Profissionais oriundos da UFV que estão inseridos no mercado do futebol:

ALESSANDRO JÚNIOR MENDES FIDELIS

ANALISTA DE DESEMPENHO DA EQUIPE PROFISSIONAL DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Alessandro Fidelis é Graduado em Educação Física/2004 pelo Centro Universitario de Belo Horizonte/UNI-BH, Especialista em Futebol/2006 pela Universidade Federal de Viçosa/UFV, e Doutor em Ciência de la Actividad Fisica y del Deporte pela Universidad de León, na Espanha. Possui ainda dentre outros os cursos de Gestão Técnica não Futebol e “Educar” pelo Futebol, ambos realizados na Universidade do Futebol. Publica Artigos Científicos sobre o esporte desde o ano de 2006. Teve diversas experiências no futebol, entre elas como Professor de Futebol do Comercial Esporte Clube de Belo Horizonte, treinador da equipe Alevin B (Sub 11) do Club Deportivo Ejido, na Espanha e Coordenador Técnico do Clube Desportivo Minas, onde conquistou a Brazilian Football Club e o vice-Campeonato Mineiro Sub 17 desbancando equipes tradicionais do estado de Minas Gerais.

Após este trabalho, foi contratado no ano de 2013 pelo Cruzeiro Esporte Clube como Analista de Desempenho das quatro categorias do Departamento de Futebol de Base (Sub 14 ao Sub 20) onde conquistou o Campeonato Mineiro em todas as categorias, e no fim de 2015, após a reformulação do Departamento de Análise de Desempenho do clube, passou a analisar exclusivamente a categoria Sub 20, e, juntamente com o Departamento de Analise de Desempenho do Futebol Profissional, passou a coordenar os analistas das demais categorias. Recentemente foi homenageado pela Câmara Municipal da Cidade de Contagem, cidade onde residia, com o prêmio de Mérito Desportivo, pelos inúmeros projetos e serviços prestados ao município. Desde Junho de 2016 exerce a função de Analista de Desempenho do Departamento de Futebol Profissional do Esporte Clube Vitória.

Para Alessandro, a busca por conhecimento e por atualização profissional deve ser constante, e que as instituições Educacionais por onde passou, assim como os professores que fizeram parte de sua trajetória são responsáveis diretos por todo o conhecimento que hoje possui.

ALEXANDRE GRASSELI DE SOUZA

TREINADOR DE FUTEBOL PROFISIONAL

Alexandre Grasseli como é conhecido no futebol, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa/2001. É autor de vários vídeos cursos em futebol dentre eles destaque para COMO TREINAR UMA EQUIPE DE FUTEBOL, FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO FUTEBOL e PRINCÍPIOS OFENSIVOS E DEFENSIVOS.

Iniciou sua carreira nas equipes do COLUNI, sendo monitor do Professor Próspero Paoli nas equipes de futsal e futebol. A Taça BH de Futebol Junior também serviu como laboratório, ainda como estudante, nos anos de 97, 98, 99 na sua primeira experiência como treinador contra grandes equipes do futebol brasileiro.

Contratado pelo América Mineiro iniciou sua carreira na capital mineira como preparador físico do sub 17, atuou como foi treinador das equipes pré-infantil, infantil e júnor conquistando títulos estaduais no infantil e Junior, também atuou como auxiliar técnico do profissional.

No Cruzeiro Esporte Clube foram aproximadamente nove anos, sendo treinador em todas as categorias conquistando títulos importantes como o de campeão brasileiro 2010 e campeão de Dallas Cup também em 2010, bem como contribuindo na formação de jogadores que se destacam atualmente no futebol mundial. Também atuou como auxiliar técnico fixo do profissional do Cruzeiro no ano de 2011.

Como treinador de futebol profissional o interior de minas foi o ponto de partida atuando como treinador em clubes da primeira divisão tais como o Tupi e o Nacional.

As portas no exterior se abriram em 2014/2015 como treinador principal do Petro de Luanda, onde em duas temporadas disputou dois campeonatos nacionais e duas taças na primeira divisão além de uma competição continental.

Tenho um orgulho imenso em ser ex-aluno da UFV, e agradeço a essa renomada instituição pelos brilhantes anos como estudante, pela oportunidade de  ter conhecido pessoas importantes em minha vida pessoal e profissional que dedicaram o seu tempo na minha formação.

O treinador que sou devo a tudo que aprendi e vivi em Viçosa e dentre ao muitos amigos que fiz e professores que aprendi gostaria de agradecer em especial a um professor que se transformou em amigo, Próspero Paoli, por ter acreditado no aluno Alexandre Grasseli.

ALEXANDRE LEMOS

TREINADOR DO SUB-15 DO CRUZEIRO-MG

Nascido em 16 de janeiro de 1985, natural de Belo Horizonte, ingressou na Universidade Federal de viçosa em maio de 2016. Aos poucos foi se envolvendo com o futebol de Viçosa através da LUVE e, posteriormente, tendo a primeira oportunidade como treinador no Viçosa Esporte Lazer (VEL), onde conquistou seu primeiro título e a grande oportunidade de disputar o campeonato mineiro de 2010.

Lemos destaca que “através do professor Próspero Paoli e do Grupo de Estudos de Futebol tive várias oportunidades e experiências relacionadas ao futebol, me envolvendo com diversas ações na UFV, com destaque à coordenação da preparação do Cruzeiro Sub-20 para o Campeonato Brasileiro e o cargo de auxiliar técnico da Seleção feminina do Haiti”.

Em outubro de 2010 Lemos é contratado pelo Centro Esportivo Ubaense, onde permaneceu até o final de 2011. Em 2012 e contratado pelo Cruzeiro Esporte Clube, como treinador do intercâmbio e auxiliar do sub-14. Em março de 2013 foi promovido ao cargo de treinador do sub-14, permanecendo na função até dezembro do mesmo ano, quando então passou a treinar a categoria sub-15, buscando aperfeiçoamento e evolução na parte teórica e prática.

Títulos Conquistados

Cruzeiro Esporte Clube

– Salvador Cup 2015 (Torneio Nacional) – Infantil

– Campeão Mineiro 2014 – Infantil

– Copa Dadazinho 2013 – Pré Infantil

– Copa Ubá 2013 – Pré Infantil

– Copa Timotéo 2013 – Pré Infantil

Centro Esportivo Ubaense

– Copa Asvale 2011

– Copa Lima Duarte 2011

– Copa Laranjal 2011

Viçosa Esporte Lazer

 – Copa Amparo do Serra 2009.

ALEXANDRE LOPES

PREPARADOR FÍSICO DE FUTETBOL

Nascido em Leopoldina – MG, participava ativamente do esporte na cidade e chegou a ser jogador de futebol, atuando pelo Ribeiro Junqueira entre 1987 e 1989, começando a jogar pelos juniores.  Em 1988 jogava no profissional e em 1989; foi para o América de Três Rios. Jovem e apaixonado pelo esporte, em 1992, já com os seus 22 anos, Alexandre passou no vestibular e foi cursar Educação Física na UFV – Universidade Federal de Viçosa. Sua escolha à UFV foi motivada pelo fato da Universidade lhe proporcionar uma excelente estrutura na área de treinamento esportivo, fisiologia, sendo uma das melhores universidades do Estado de Minas. As novas amizades dentro da UFV não demoraram a acontecer e a entrada no futebol da LUVE Liga Universitária Viçosense de Esportes aprovada pelos Profs. Prospero Paoli e José Muanis abriram caminho para novas perspectivas dentro da universidade.

A partir do ano de 1993 Ney Franco que já o conhecia da LUVE convidou para os primeiros estágios em Belo Horizonte Alexandre Lopes iniciou uma série de estágios no Atlético e posteriormente no América Mineiro e Cruzeiro. Lopes iniciou os seus primeiros trabalhos como preparador físico ainda em 1993, no Coluni, e posteriormente no Atlético de Viçosa durante a Taça Belo Horizonte sub 20. O ano de 1994 atuou como professor na primeira escolinha de futebol do departamento de Educação Física. Em 1995 quando o time do Cruzeiro fazia uma pré-temporada na cidade de Viçosa, foi responsável no período de avaliações, trabalhos físicos e preparação para o Mundialito sub 17 no Chile. No ano seguinte formou-se e seguiu para Belo Horizonte para iniciar sua carreira primeiramente no futsal da AABB e depois no futebol do Cruzeiro.

Iniciou seus trabalhos nas categorias de base do Cruzeiro de 1997 a 2003 passando pelas categorias sub 15,17 e 20, Atlético Mineiro sub 20 de 2003 a 2006. A partir de 2006 inicia sua trajetória em equipes profissionais do Ipatinga até 2007 tendo conseguido o acesso a série B do brasileiro, CRB 2007 a 2008, Botafogo 2008 a 2009, Coritiba 2009 a 2012 conquistando tricampeonato paranaense e o Brasileiro da série B 2010, São Paulo 2012, campeão da Copa Sulamericana a 2013, Vitória 2013 a 2014, Flamengo 2014 e Coritiba 2015. Paralelo ao período que atuava pelo Coritiba de 2010 a 2012, também prestava serviços a Seleção Brasileira sub 20 junto a comissão de Ney Franco campeão Sulamericano e Mundial sub 20. Seu último trabalho foi como membro da comissão permanente do Cruzeiro neste ano de 2016.

“Todo este histórico fica perdido pelo caminho quando não podemos partilhar estas experiências. O inesquecível são as amizades encontradas e o aprendizado que cada um delas nos proporciona”. Alexandre Lopes

AUGUSTO DE OLIVEIRA MOURA

GERENTE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DO CORITIBA

Augusto Oliveira é Graduado em Educação Física/2005 pela Faculdade De Educação Física de Maringá-PR e Especialização em Futebol – UFV/2007. É Autor do Livro: Escola de Futebol: dicas administrativas e pedagógicas para alcançar o sucesso. Teve diversas experiências no futebol, entre elas como Treinador da Seleção Feminina do Haiti em 2010. No mesmo ano é contratado pelo Ubaense Esporte Clube como Gerente de captação:

Em 2011 é contratado pelo Coritiba Futebol Clube como Avaliador Técnico: Agosto/2011 até julho/2012. Passando após a exercer a função de Coordenador de Captação: Agosto/2012 até Março/2014. Em 2014 passa a ser o Coordenador Geral das Categorias de Base: Abril/2014 até Dezembro/2014. Em 2015 o Clube cria o UNIFIC e Augusto exerce a função de Coordenar Geral. E a partir de abril, passa a exercer a função de Gerente de Futebol.

Augusto afirma que “estar inserido ativamente no mercado de trabalho do futebol é extremamente satisfatório, haja visto a enorme concorrência que permeia esse nicho de mercado. Diante disso, temos como grande desafio aliar embasamento teórico com praticidade nas ações cotidianas afim de nos mantermos competitivos. Sendo assim, sabemos que as entidades esportivas empregadoras buscam profissionais dedicados, estudiosos, capazes de adaptar-se aos meios  e com enorme predisposição em estar sempre buscando atualização e capacitação profissional. Face ao exposto, tenho a intenção de citar uma fala do Paoli, “Seremos sempre gratos às pessoas e instituições”. Pensando assim, sublinho a importância de Próspero Paoli, João Bouzas, UFV, Ubaense, Mario André Mazzuco e Coritiba FC.

CARLOS MAGNO FERNANDES FILHO

TREINADOR DA CATEGORIA SUB-13 E ASSISTENTE TÉCNICO DA CATEGORIA SUB-15 DO GRÊMIO NOVORIZONTINO

Graduado em Educação Física (2009) pelo Centro Universitário da Grande Dourados, iniciou como treinador de futebol no ano de 2010 nas categorias de base do Operário Atlético Clube , passando por todas as categorias de base do clube.

No ano de 2011, iniciou a Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho, concluindo-a em 2012.

Em 2013, foi contratado pelo Sinop Futebol Clube para o cargo de preparador físico da equipe profissional para Campeonato Mato-grossense.

No mesmo ano iniciou a Especialização em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa, período que considera o “divisor de águas” na sua carreira, tanto pelo fato dos conhecimentos adquiridos, quanto pelas pessoas que conheceu.

“A troca de ideias constantes com professores e colegas de turma, bem como as visitas nos grandes clubes me fizeram ter uma visão mais ampla do que é o futebol em todos os aspectos. Conhecer pessoas que tem os mesmos sonhos e gostam de futebol e conviver com as mesmas durante os períodos da Especialização é algo que me fez crescer muito”.

Em 2014 foi contratado pela equipe profissional do Corumbaense Futebol Clube para o cargo de assistente técnico para a disputa do Campeonato Sul-Mato-grossense série B, onde deu sequência em 2015 para a disputa do estadual Série A.

Em 2016, por meio da indicação de um amigo (Eduardo Bernardo de Oliveira) da Especialização em Futebol–UFV e posterior entrevista, foi selecionado para integrar as categorias de base do Grêmio Novorizontino como treinador da categoria sub-13 e assistente técnico da categoria sub-15.

CRISTIANO DINIZ DA SILVA

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Cristiano Diniz da Silva atualmente é professor da Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora no Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF/GV). Iniciou sua carreira acadêmica pela graduação em Educação Física (2003), Especialização em Futebol (2005) e Mestrado (2009), pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2016 concluiu o Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais – PPGCE/UFMG, na área de concentração “Treinamento Esportivo”. Atuou como professor Assistente Nível 2 da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho – FAGOC (2009-2014) e professor Assistente Nível 2 da Faculdade de Viçosa – FDV (2010-2014), onde também atuou como Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física (2010-2012).

Durante sua graduação foi estagiário do Programa “Bom de nota, bom de bola” tendo como orientador o professor Próspero Paoli. No mestrado, sendo orientado pelo professor João Carlos Bouzas Marins, atuou como coordenador técnico-científico em uma parceria da UFV com o Viçosa Esporte e Lazer (2007-2009). Nesse mesmo período, trabalhou como secretário no período de criação e desde 2013 é Editor Associado da Revista Brasileira de Futebol.

Possuiu mais de 25 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais versando sobre a temática futebol, como linha central a demanda metabólica de jogos e treinamentos, estatística de resultados e formação de jogadores. Entre outros resultados de seu doutorado, orientado pelos pelo professor Emerson Silami Garcia e Co-orientado pelo professor João Carlos Bouzas Marins, conseguiu Depósito de Patente de Invenção – BR1020160026997 (CTIT-PN724) de uma bebida achocolatada para recuperação pós-exercícios aplicada ao futebol.

Entre as mais gratas recordações estão atividades docentes desenvolvidas nas turmas de Especialização de 2008 e 2012, ministrando tópicos especiais. Também atuou como orientador e membro de banca de diversos alunos da Especialização desde 2008. Atualmente tem focado seus estudos nos seguintes temas do futebol: aptidão física, treinamento desportivo, desempenho atlético e recuperação pós-exercício.

Cristiano afirma que “as experiências de viagens foram incríveis e apesar de a época estar recém-formado, e possivelmente cansado da rotina de estudos da graduação, a sensação foi outra. Aproveitasse muito mais, afinal há maior repertório teórico e crítico, maturidade e há prazer de estar estudando temas relacionados ao que mais gostamos: futebol. Os debates são enriquecedores. Há opiniões das mais diversas realidades. A aplicabilidade é sempre relativizada com a realidade de cada contexto e há contemplação desde a formação na mais tenra idade até o mais alto nível”. Para ele, “o fato incrível é que a pós já trabalha com a perspectiva de alta competência para o futebol a mais de 10 anos. Já se enxergava que seria com essa medida que se faria nosso futebol avançar”. Por isso é muito grato a todos envolvidos na Especialização em Futebol da UFV.

DANTE LUÍS PEREIRA

PREPARADOR FÍSICO DO PAYSANDU SPORT CLUB (Equipe Profissional)

Dante Luís Pereira é Graduado em Educação Física (2010) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Especialização em Futebol – UFV/2012, Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – 2014). Teve diversas experiências no futebol, entre elas como auxiliar de preparação física do Operário Ferroviário-PR nos campeonatos paranaenses e Copa do Brasil (2012-2013), preparador físico do Veranópolis Esporte Clube-RS no campeonato gaúcho da 1ª divisão em 2014 e no Gaúchão sub-20 de 2014. Em 2015 contratado pela Sociedade Esportiva Caxias-RS como preparador físico da equipe principal para a disputa campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileiro Série C.

Em 2016 foi contratado pelo Paysandu Sport Club para exercer a função de preparador físico da equipe profissional. Sagrou-se campeão paraense de 2016 de forma invicta, e campeão da Copa Verde de 2016 conquistando assim a vaga na Copa Sulamericana de 2017. Atualmente disputa a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série B.

Dante afirma que “a busca pela melhor qualificação profissional é vital no dia a dia no trabalho do clube. Os clubes necessitam de profissionais extremamente capazes para alcançar o sucesso”. Complementa relatando que “a UFV através da graduação em Educação Física e os programas de pós-graduação colaboram significativamente no futebol brasileiro, lançando todo ano vários profissionais de qualidade no mercado. Hoje sem dúvidas é a instituição que melhor aborda os princípios do futebol no país, sendo na minha opinião referência nacional”. Finaliza agradecendo “sou muito grato à UFV, aos professores Israel Teoldo e Próspero Paoli, são pessoas especiais na minha carreira”.

EDER GONÇALVES

ALUNO DE DOUTORADO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (PORTUGAL)

Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui especializações em Treinamento Desportivo (UFES) e Psicologia do Esporte (UGF) e mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Após trabalhar com a preparação física de atletas de topo, como Renata Ribeiro (4ª colocada nos jogos olímpicos de Pequim, Vôlei de praia), Lúcio Linhares (ex-UFC), Isabel Clark (pentacampeã sul-americana de snowboard), Ana Cláudia Silva (equipe olímpica de ginástica artística dos jogos de Pequim), foi realizar os estudos de mestrado na UFV, sob a orientação do Prof. Dr. Israel Teoldo da Costa. Após o mestrado, foi convidado para realizar os estudos de doutoramento na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra sob a orientação do Prof. Dr. António José Figueiredo, reconhecido como um dos principais pesquisadores no âmbito do crescimento e maturação de jovens jogadores de futebol. Atualmente, durante os estudos doutorais, realiza a avalição longitudinal de toda a categoria de base da Organização Autónoma de Futebol da Associação Académica de Coimbra (OAF-AAC), equipe essa que disputa a primeira divisão do futebol português. Para a realização dos estudos na Universidade de Coimbra, conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através de bolsa para doutorado Pleno no Exterior.

Eder Gonçalves destaca que realizar o mestrado na UFV foi como um trampolim para sua carreira profissional, redirecionando-o para o meio acadêmico, entretanto, sendo vinculado aos aspectos e problemas da prática do futebol. O contato frequente com pesquisadores de diversos países, durante os estudos de mestrado, fez com que recebesse muitas informações valiosas para meu crescimento profissional, além de proporcionar muitas perspectivas e possibilidades de novas atividades, sempre relacionadas ao futebol. Estar em um ambiente rico de estímulos certamente fez toda a diferença em Viçosa. O NUPEF é um local de constante aprendizagem em que os desafios impostos me colocaram sob a pressão necessária para desenvolver competências essenciais para a minha profissão e vida pessoal.

EMERSON ÁVILA

TREINADOR DO CHICAGO MAGIC (EUA)

Emerson Ávila é formado em Educação Física pela UFMG. Com Pós Graduação em Treinamento Esportivo na mesma entidade. Concluiu seu curso em 1992 após tê-lo iniciado na Universidade Federal de Viçosa onde estudou por dois anos. Durante os dois anos que esteve em Viçosa foi atleta da LUVE, momentos que guarda com muita alegria e saudades. “Em Viçosa descobri que a vida estudantil está além das quatro paredes da sala de aula. O dia a dia na busca do conhecimento e troca de experiências  foi de grande importância para o amadurecimento e  alcançar o êxito profissional. Em Viçosa estávamos mais perto dos professores. Este acesso facilitado nos proporcionou momentos únicos de aprofundarmos naquilo que queríamos. Guardo na lembrança este período, pois foi de grande relevância na minha vida dentro do Futebol”.

“Quando desisti do sonho de ser atleta profissional, já sabia que do meio do Futebol jamais sairia. Busquei uma Universidade que pudesse me proporcionar isto. Daí a opção por Viçosa. A transferência para Belo Horizonte veio de encontro a motivos pessoais que me fizeram voltar a minha cidade natal.”

Começou seu primeiro trabalho no Futebol, como Preparador Físico em 1992, na Associação Esportiva Santa Tereza, onde no ano seguinte conquistou o Campeonato Mineiro Sub 20. Em 1996 realizou seu objetivo de iniciar a carreira de Treinador na Equipe Sub 15 do Cruzeiro E.C., onde ficou até o ano de 2007 colecionando neste período inúmeros títulos de relevância Nacional, passando por todas as categorias e chegando a Auxiliar Permanente do Clube. No mesmo ano foi para o Ipatinga F.C. onde levou a equipe ao Vice-Campeonato Brasileiro da Série B e consequente acesso à 1ª divisão do Futebol Brasileiro. Feito que lhe conferiu os Prêmios de Melhor Técnico do Ano (Troféu Guará e Troféu Telê Santana). Em 2008 se transferiu para o Grêmio R. Barueri onde conquistou o título de Campeão Paulista do interior. Retornou ao Cruzeiro E.C. como Coordenador Técnico da equipe Profissional onde conquistou dois títulos mineiros e um Vice-Campeonato da Copa Libertadores. Em 2010, foi convidado para comandar a Seleção Brasileira Sub 17, onde no ano seguinte se sagrou Campeão Sul-americano (Equador) e 4º lugar no Mundial (México). Dirigiu também as Seleções Sub 15 e Sub 20 do Brasil. Ainda em 2011 foi Técnico da Equipe Profissional do Cruzeiro E.C. durante o Campeonato Brasileiro daquele ano. Posteriormente acumulou passagens por Nacional A.C. , Esportivo Bento Gonçalves  e na equipe Sub 20 do S.C. Corinthians Paulista. Retornou à Base do Cruzeiro como Treinador, assumindo em seguida o Cargo de Coordenador Técnico. Vive hoje nos Estados Unidos como Técnico na Equipe do Chicago Magic.

FABRICIO SOUZA

ANALISTA DE INTELIGÊNCIA E MERCADO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Fabricio Souza é Bacharel e Licenciado em Educação Física (2012) pela Universidade Federal de Viçosa. Durante seu Curso na UFV se envolveu com área do futebol, tendo uma afinidade inicial com a Fisiologia, mas procurou adquirir experiência no campo administrativo. Desta forma, em 2012 é contratado pelo Centro Esportivo Ubaense como Coordenador da Preparação Física.  Sendo que em no mesmo ano passou a exercer a função de Gerente de Captação, permanecendo no cargo até ser contratado pelo Clube Regatas do Flamengo como Supervisor Administrativo. Em 2014 assume a Coordenação da Captação. Nesse mesmo ano, o Flamengo cria o Centro de Inteligência e Mercado, passando então a exercer a função de Analista de Inteligência e Mercado, atuando nas Categorias Profissional e Base.

Fabricio destaca que “estar no Mercado do Futebol e trabalhar com aquilo que se gosta se torna algo prazeroso. Aprofundar nos estudos e aplicar no dia a dia os conhecimentos obtidos na Faculdade, Pós Graduação e Cursos de atualização reflete significativamente no sucesso dentro da carreira de futebol. Associar de forma fidedigna conceitos e estar embasado para tomada de decisão. A grande certeza que se tem nesse mercado é que a busca pelo conhecimento tem que ser constante e o trabalho desenvolvido tem que prezar pela excelência”.

FLÁVIO AUGUSTO DE ARAÚJO ROSA

AUXILIAR TÉCNICO DA CATEGORIA SUB 17

PROFESSOR DE INICIAÇÃO ESPORTIVA “ESCOLINHA” DE FUTEBOL GOIÁS ESPORTE CLUBE

* Graduado em Educação Física (licenciatura e bacharel) pela Universidade Salgado de Oliveira – Goiânia-GO com formação em 2010.

** Pós graduado lato sensu em “Futebol e Futsal: As ciências do esporte e a metodologia do treinamento” pela Universidade Gama Filho – Goiânia-GO em 2013.

** Pós graduado lato sensu em “Futebol” pela Universidade Federal de Viçosa – Viçosa-MG em 2016.

Ingressou no Goiás Esporte Clube no ano de 2008, através do Departamento de Iniciação Esportiva “Escolinha”, função essa que estou até os dias atuais, trabalhando com crianças e jovens adolescentes de 6 a 16 anos. Foi treinador da categoria Sub 12, e faz parte do Departamento de Captação e Observação de Atletas “observador técnico” e é também auxiliar técnico da categoria Sub 17.

Flávio afirmar ter sido, com muito orgulho, aluno da turma 8 da Especialização em Futebol da UFV, com início no ano de 2014 e término no atual ano de 2016. Segundo Flávio, este com certeza foi um momento muito especial, em vários sentidos, tanto profissional quanto pessoal. “Lá fiz muitos verdadeiros amigos, alguns se tornando até companheiros de profissão. Tivemos excelentes professores, Viçosa é uma cidade maravilhosa, muito acolhedora e bem estruturada. Com certeza voltarei o mais breve possível.”

HUMBERTO SIMÃO DIAS PAULO

COORDENADOR TÉCNICO TETRABRAZIL

Natural de Nova Friburgo, Rio de janeiro, nascido em 13 de novembro de 1989 (26 anos), em março de 2009 iniciou o curso de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa onde desde o primeiro período já teve contato com o Professor Próspero Paoli e com alguns graduandos que estavam focados na área do futebol, passando assim a fazer parte do grupo de estudos de futebol e a participar de eventos relacionados ao futebol realizados na universidade.

Em julho de 2010 começa seu estágio no Viçosa Esporte e Lazer (VEL) assumindo a categoria sub-13, onde disputou campeonatos locais e regionais. Nessa época surgiu o Centro Esportivo Ubaense, localizado no Município de Ubá onde sempre que possível estagiava, acompanhando o trabalho e as metodologias utilizadas pelos profissionais lá presentes.

Em 2012 teve sua primeira experiência nos Estados Unidos, trabalhando em clínicas de futebol realizadas pela empresa brasileira Tetrabrazil em diversas cidades americanas, com duração de aproximadamente 09 semanas.

Ao voltar ao Brasil, em conjunto com as aulas da graduação participava dos projetos sociais da cidade de Viçosa e sempre ligado ao futebol. No ano de 2013 participou como treinador técnico/tático de uma empresa que trabalhava com treinamento funcional para jovens atletas de futebol e em 2014 voltou aos Estados Unidos para realizar as mesmas clínicas de futebol, porém dessa vez ao finalizar sua temporada de verão, a Tetrabrazil o convidou para ficar mais um mês em um clube americano da qual era parceira. Após essa passagem de um mês, surgiu o convite de um clube americano para a temporada 2015, iniciando em abril.

Hoje, em 2016, é o treinador das categorias sub-15 e sub-17 masculinas e é o atual Coordenador Técnico dos treinadores Tetrabrazil da Região.

Segue estudando, estagiando e buscando conhecimento nas mais diferentes áreas que circundam o futebol, com a certeza que a capacitação teórica e prática é o que leva ao pleno desenvolvimento do profissional.

IGOR CUSTÓDIO

COORDENADOR DE PREPARAÇÃO FÍSICA DAS CATEGORIAS DE BASE DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Igor Custódio é Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa – UFV em 2003 e Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2006. Atualmente é Mestrando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2016-2018), área de concentração: Treinamento Esportivo.

Iniciou sua carreira no futebol em 2003 nas categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube (setor de musculação). Em 2005 foi para o América Futebol Clube exercendo a função de preparador físico nas categorias de base (sub-14, sub-17 e sub-20). Passou pelo futebol profissional do Jataiense Esporte Clube-GO como preparador físico em 2007-2008.

Em 2008 iniciou seu trabalho no Atlético Mineiro como preparador físico do setor de musculação das categorias de base. De lá para cá, além de atuar no setor de musculação das categorias de base, atuou em parcerias do Clube com times do interior como preparador físico da equipe profissional no Tombense Futebol Clube-MG e Democrata de Sete Lagoas-MG. Desde 2013 atua na coordenação de preparação física das categorias de base do Clube.

“Sabemos que a carreira no futebol é bastante difícil e longa. Somente com uma grande vocação se consegue desenvolver todas as outras características necessárias. Um bom nível de relacionamento interpessoal, um bom perfil de liderança, serenidade, uma alta resiliência, bem como a busca constante de elevação da capacidade técnica de trabalho, etc., são algumas delas. Apesar de todas as dificuldades, agradeço a Deus por ter o privilégio de fazer do meu dever diário uma atividade de grande prazer.”

IGOR HENRIQUE GUERRA

TÉCNICO DA CATEGORIA SUB-15 DO CORITIBA

Igor Guerra, 28 anos, natural de Aracaju-SE, ingressou na Universidade Federal de Viçosa em 2005, onde graduou em Educação Física e se especializou em Futebol. Desde o início da sua graduação participou de projetos sociais relacionados ao futsal e ao futebol de campo, tendo sido treinador das equipes de futsal masculino da LUVE e do COLUNI, e futsal feminino da LUVE. Em agosto de 2010 recebeu o convite e ingressou em um projeto do Ubaense Esporte Clube para trabalhar com atletas de base. Em sua passagem pelo CEU trabalhou como Preparador físico, Coordenador Técnico-científico e treinador das categorias Sub-12 (2011) e sub-13 (2012). Em abril de 2012 foi contratado pelo Fluminense Foot Ball Club, onde trabalhou como treinador da categoria sub-11 até janeiro de 2014, quando foi transferido para o Coritiba Foot Ball Club para ser treinador da categoria sub-11. Ainda em 2014 foi promovido a treinador da categoria sub-15, na qual permanece até o momento.

Igor destaca que estar inserido no “mercado da bola” é um sonho de todo apaixonado por futebol, porém um desejo difícil de ser realizado para quem não tem persistência e paciência. Desde os 14 anos tentei me inserir no meio do futebol, porém a falta de incentivo, investimento e cultura da região me fizeram desistir cedo da ideia de ser atleta e fui em busca de outras maneiras para conseguir trabalhar com esse esporte apaixonante e ajudar outros sonhadores a se tornarem atletas profissionais. Na minha passagem pela UFV (graduação e pós-graduação) conheci colegas e professores com os quais pude aprender bastante sobre o jogo de futebol e vivenciar oportunidades ímpares de estagiar e acompanhar bons trabalhos pelo Brasil, acumulando conhecimentos e experiências que foram determinantes para a minha inserção no “mercado da bola”. Desde então busco atualizações constantes para estar cada dia mais preparado para realizar novas etapas do meu sonho e ajudar, ainda mais, outros jovens a realizarem seus sonhos. Hoje me sinto privilegiado e agradecido por tudo que o futebol me proporciona e agradeço a todos que me apoiaram e me ajudaram a ter parte de um sonho realizado.”

JOSÉ CARLOS DE FREITAS JUNIOR

COORDENADOR ADMINISTRATIVO DO CLUBE REGATAS DO FLAMENGO

José Carlos, em sua trajetória na UFV como Aluno da Graduação em Educação Física, sempre canalizou seus estudos na área administrativa. Tendo se envolvido de forma quase que integral as atividades relacionadas com a gestão esportiva. Na Divisão de Esportes e Lazer da UFV foi Coordenador de diversos eventos e projetos. A frente da LUVE foi seu Presidente. Idealizou o Centro Esportivo Ubaense, hoje uma das referências no mercado do futebol. No Ubaense, exerceu as funções de Coordenador Administrativo e Gerente da Captação. Em 2014 teve sua inserção no Clube Regatas do Flamengo-RJ, como Supervisor da Categoria Sub-15, sendo promovido em 2015 a Supervisor da Categoria Sub-17 e agora em 2016, como Coordenador Administrativo e Supervisor da Categoria Sub-20.

JUNIOR CÂMARA

TREINADOR DA CATEGORIA SUB-17 DO SPORT CLUB DO RECIFE

José da Câmara Vieira Junior é conhecido no futebol como Junior Câmara. Tem 36 anos, e é formado em Licenciatura Plena pela Universidade de Pernambuco (UPE-2005.1). É pós-graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-2015).

Iniciou sua trajetória no futsal, tendo trabalhado 12 anos nas grandes forças do futsal pernambucano, e em 2011 foi eleito o melhor treinador do estado. Conquistou 3 títulos brasileiros de futsal.

Em 2013 fez a transição para o futebol de campo, assumindo a categoria sub-13 do Sport Club do Recife em 2014. Foi promovido para o sub-15 em 2015 e está até hoje na categoria sub-17. Nesse período acumulou alguns títulos de competições regionais e algumas boas participações em competições nacionais. Nesse momento vive sua melhor fase da carreira, tendo alcançado as semifinais da Copa do Brasil Sub-17 contra o Fluminense, e eliminando equipes tradicionais do futebol de base do Brasil (Bahia, São Paulo e Flamengo).

Junior ressalta a maturidade que adquiriu ao participar do Curso de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, pois conseguiu organizar conteúdos, desenvolver novos conceitos e principalmente entender a importância da ciência para fundamentar as suas ações.

LEANDRO CAMPOS BORGES “LEANDRÃO”

TREINADOR DA CATEGORIA SUB-17 DO GOIÁS ESPORTE CLUBE

Ex-atleta profissional, Graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira-Goiânia, Pós-Graduado em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ, Pós-Graduando em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Treinador Licença B da CBF, trabalha no futebol há 9 anos e no Goiás Esporte Clube há quase 7 anos, onde iniciou como Preparador Físico passando por todas as categorias da base do clube. Foi Auxiliar-Técnico na categoria sub-18, Coordenador de Captação do clube, responsável pelo Projeto Brasil Verde, criado para captar atletas para o clube em todo Brasil, foi Treinador da Categoria sub-16 e atualmente é Treinador da Categoria Sub-17 do Goiás. Considera de suma importância a capacitação e qualificação profissional, transformando todo esse conhecimento adquirido aliado à experiência prática como atleta, em seu trabalho no dia a dia do clube, como responsável pela inserção e manutenção neste mercado concorrido, principalmente desenvolvendo um trabalho em um clube grande como o Goiás.

“Futebol é minha vida. Iniciei como atleta aos 9 anos de idade e desde os 17 já treinava com os profissionais. Foi quando realizei meu sonho de ser um atleta profissional do futebol. Perambulei por vários clubes pequenos do Brasil, passei por várias situações como atleta, desde conquista de titulo a rebaixamento e acessos. Desta forma adquiri uma certa experiência no esporte, quando decidi parar de jogar, já pela desilusão de não conseguir ingressar em um grande clube e levado por uma lesão. Decidi encerrar a carreira de atleta e retornar aos estudos para descobrir o motivo da minha lesão. Foi quando iniciei minha formação em Educação Física. Daí em diante não me conformava de estar fora do futebol e sempre busquei atrelar o conhecimento científico às experiências que tive como atleta e passei a questionar várias coisas, que se tivesse desenvolvido enquanto atleta talvez tivesse tido uma carreira mais consistente. Sendo assim decidi retornar ao futebol como professor e neste período eu estava lendo a autobiografia do Professor Carlos Alberto Parreira. Pronto. Pensei ‘é isso que quero e vou me espelhar na trajetória dele’. Assim comecei a me preparar para tal. Fiz vários cursos específicos na área de preparação física e treinador, e após esses primeiros cursos, iniciei como preparador físico. Transitei para auxiliar técnico e quando menos esperava já era treinador do sub16 do Goiás. Depois dessa experiência como treinador, o sub16 foi extinto, mas não fui demitido do clube. Assumi outra função que contribuiu muito para meu conhecimento: Coordenador de Captação. Foi aí que notei a necessidade de me aprofundar em novas metodologias e adequar-me à modernização do futebol. Assim decidi fazer a pós-graduação da UFV em Futebol e afirmo com toda convicção, foi o meu divisor de águas. Lembro de uma conversa que tive com Professor Israel Teoldo, sobre fazer ou não o mestrado ou seguir uma carreira como Treinador. Conversar com o Professor foi a melhor decisão que tomei. Ficou claro que minha carreira seguiria no campo, haja visto que eu não conseguiria conciliar as duas coisas (campo e carreira universitária), até pelos sacrifícios que já tinha feito em relação a minha família. E a partir daquela decisão as coisas começaram a fluir. Já no ano seguinte realizei o curso de Treinador Licença B da CBF e hoje sou Treinador do sub-17 do Goiás Esporte Clube, motivado e consciente de que logo realizarei mais um grande sonho: ser um Treinador Profissional de Futebol.

Gostaria de relembrar uma fala do Professor Próspero em uma de suas aulas: ‘seremos sempre gratos às pessoas e às instituições’, e desta forma gostaria aqui de agradecer aos Mestres: Próspero Paoli, João Bouzas, Israel Teoldo e UFV, pelos conhecimentos, esclarecimentos feitos a mim e que foram um divisor de águas na minha carreira como Treinador de Futebol, a estes minha sincera gratidão a todos.

LEONARDO CHEREDE

TREINADOR DO DEPARTAMENTO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E AUXILIAR TÉCNICO DA CATEGORIA SUB-14 DO CRUZEIRO

No início da Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2008, estagiou na função de Auxiliar Técnico do Sub-15 do Viçosa Esporte e Lazer, clube no qual se tornou Treinador do Sub-17 nos anos seguintes, até ser contratado pelo Ubaense Esporte Clube, em 2012. No clube de Ubá, foi treinador de várias categorias, desde o S-11 até o S-15. Em 2014, ano de conclusão da Pós Graduação em Futebol da UFV, começou a trabalhar na Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (A.M.D.H.), como treinador da categoria S-20. De janeiro a março de 2015 foi Auxiliar Técnico do Profissional do Ipatinga Futebol Clube até ser contratado pelo Cruzeiro Esporte Clube para exercer as funções de Treinador do DNI e Auxiliar Técnico do S-14.

Leonardo Cherede destaca que “para mim, o futebol sempre foi meio que procurei me ascender profissionalmente, desde os tempos de garoto, onde saí de casa aos 14 anos para tentar a vida de atleta de futebol. Após 5 anos atuando em alguns clubes de base, por força do destino, encerrei a tentativa de ser atleta profissional de futebol, e iniciei no ano seguinte o curso de Educação Física na UFV, cidade e Universidade que foram fundamentais para me aproximar do futebol novamente, agora fora das quatro linhas. Com a opção de aprender na teoria o que fazia na prática enquanto atleta, percebi que em alguns momentos não sofria os estímulos corretos para desenvolver minhas capacidades enquanto atleta. E é este cenário que hoje me inspira estudar sobre futebol para exercer minha profissão com a menor quantidade de erros possíveis e assim contribuir para a formação dos atletas que trabalho. Infelizmente ainda há aversão à entrada da teoria no futebol, principalmente no Brasil, onde não é exigido nenhum tipo de qualificação para exercer a função de treinador de futebol. Portanto, aliar a prática com a teoria é um casamento perfeito para o desenvolvimento do futebol brasileiro, e precisamos cada vez mais de instituições preocupadas com a formação do profissional do futebol, como é o caso da UFV.”

LUCAS MOREIRA

ANALISTA DE DESEMPENHO – DEMOCRATA-GV

Graduado em Educação Física pela FAMINAS – Muriaé-MG em 2012, e tendo concluído sua Especialização em Futebol/UFV em 2014, iniciou sua trajetória nas categorias de base do Nacional Atlético Clube/Muriaé-MG em 2013, por lá foi treinador das categorias infantil, juvenil, chegando a ser coordenador da base, onde conseguiu implantar algumas de suas ideias e colocar em prática o aprendizado adquirido no curso de Especialização em futebol levando alguns testes científicos aplicados pelo NUPEF ao clube. Foi também no Nacional que iniciou sua primeira experiência no futebol profissional atuando como auxiliar/analista de desempenho de janeiro de 2015 a março 2016 chegando a assumir a equipe em alguns jogos de preparação. Em abril de 2016 chegou ao Democrata de Governador Valadares, na função de analista de desempenho, onde seu compromisso termina dia 15 de maio.

A especialização em futebol, foi essencial em minha carreira, o conhecimento teórico e prático adquirido é o que me dá o suporte e a segurança para desempenhar o meu trabalho, juntando com essas experiências profissionais, hoje estou mais preparado para esse mercado tão competitivo que é o futebol.

LUIZ FERNANDO DE SOUSA SILVA

ANALISTA DE DESEMPENHO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

Licenciado e Bacharel em Educação Física (2011/2012) pela Faculdade Metodista Granbery, e Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Experiências no futebol de formação no Brasil, Estados Unidos e Haiti, sendo neste último Campeão Nacional Sub-15, em 2013, pela Academia de Futebol Pérolas Negras.   Ao retornar ao Brasil realiza a Licença B de Treinadores da CBF (Formação de Atletas) e no final do ano, pouco antes de iniciar o primeiro módulo da Licença A da CBF (Futebol Profissional), é contratado como treinador da equipe Sub-20 do Volta Redonda Futebol. Em Janeiro de 2016, um mês depois de realizar o segundo módulo e finalizar a Licença A da CBF, recebe o convite para assumir o Departamento de Análise de Desempenho do América Futebol Clube, no ano do seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.

Ao ouvir de vários profissionais conhecidos a respeito da Especialização em Futebol da UFV decidir me inscrever para continuar a busca por conhecimento e adentrar mais nos estudos do futebol, uma vez que neste período disputava o Campeonato Mineiro Sub-15 e acabara de terminar a faculdade. Porém, fui surpreendido por um grupo de alunos muito mais qualificado do que poderia imaginar e um conteúdo programático abordando todas as dimensões do futebol. O primeiro módulo da Especialização foi um marco em minha vida profissional, ao me deparar com um grupo tão competente e estudioso de profissionais decidi que meu próximo passo seria me aproximar ao máximo deste perfil e para isso deveria me aprofundar nos conhecimentos teóricos do desporto para, combinando com a aplicação prática, me desenvolver como profissional.

A Especialização é também um ambiente de saudável troca de experiências e de desenvolvimento de networking, algo muito importante no mercado de trabalho, tanto para inserção em uma nova realidade como para indicação de um profissional qualificado.

Levo até hoje referências deste período, como a citação dado pelo Prof. Dr. Israel Teoldo: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” (Abraham Lincoln). Temos que buscar sempre nos preparar para os desafios da vida e para termos a certeza de que estamos dando o nosso melhor, afinal, “Dar qualquer coisa menos que o seu melhor é desperdiçar o dom” (Steve Prefontaine).

E são esses verdadeiros professores, palestrantes ou colegas de turma, que nos inspiram a prosseguir nesse caminho. Desta forma, agradeço aos Professores Israel Teoldo e Marcelo Matta pelo imenso impacto em minha trajetória.

MAICKEL BACH PADILHA

ESTUDANTE DE DOUTORADO NA FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Maickel Bach Padilha é Graduado em Educação Física pela Universidade Positivo, como aluno bolsista. Durante a graduação atuou como treinador nas categorias S13 (2005), S15 (2006) e S17 (2007) no Projeto “Futebol Total”, promovido pela Universidade. Em 2008 atuou como treinador do S15 no Dínamo Futebol Clube. No mesmo ano foi contratado pelo Trieste Futebol Clube, para exercer a função de professor da escola de futebol. Em 2009 passou à função de treinador da categoria S15 e auxiliar da S13 e, posteriormente, auxiliar da S19.

Em 2010 ingressou no Mestrado de Alto Rendimento Desportivo, com ênfase em Futebol, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Entre 2010 e 2011 teve a oportunidade de realizar visitas técnicas a clubes como Benfica, Boavista, Leixões e Porto. Em outubro de 2011 teve a oportunidade de realizar uma parte do seu mestrado vinculado à Universidade Federal de Viçosa, em uma parceria entre a FADE-UP e a Universidade Federal de Viçosa, sob as orientações dos Profs. José Guilherme (FADE-UP) e Israel Teoldo (UFV). Na UFV se tornou membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF). Além disso, atuou como Coordenador Pedagógico do Projeto “Segundo Tempo Universitário”. Através do NUPEF, teve a oportunidade de estar em contato com coordenadores de clubes, treinadores do profissional e da formação, bem como com pesquisadores/professores de referência na área, de nível nacional e internacional. Ao mesmo tempo pôde realizar visitas técnicas a clubes de expressão nacional, como Internacional, Grêmio, Sport Recife, Bahia, e outros.

Em 2014 foi aprovado no concurso para professor da Universidade do Centro Oeste do Paraná. Em 2015 é contemplado com a Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior pelo CNPq, para a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sob orientação do Prof. Júlio Garganta (FADE-UP) e co-orientações dos Profs. Filipe Casanova (FADE-UP) e Andrew Mark Williams, da Universidade Brunel, Inglaterra.

“Trabalhei por alguns anos como treinador e sempre busquei melhorar meu conhecimento sobre o futebol, através de estudos teóricos e avaliação dos meus treinos e jogos, bem como da troca de conhecimento com colegas, mas logo percebi a necessidade de mudança, e decidi encarar o Mestrado. Em função de algumas referências na área do estudo da tática, nomeadamente pelo interesse na Periodização Tática e sua aplicação, o destino escolhido foi Portugal. Além das aulas do curso, durante o processo pude conhecer as estruturas físicas e metodológicas de alguns clubes, em relação ao Departamento de Formação. Em especial, a ideia foi acompanhar a aplicação da Periodização Tática. Em 2011, através de alguns contatos na Faculdade, pude conhecer o Prof. Israel Teoldo, da UFV e Coordenador do NUPEF, com quem trabalhei e aprendi durante dois anos. A oportunidade de conviver nestes dois ambientes foi, e é, fundamental para o meu desenvolvimento profissional. Conciliar teoria e prática é preponderante para qualquer profissional. Quem atua no campo deve buscar o conhecimento, estudar o jogo e se apropriar das informações que ele nos fornece, para assim elaborar treinos que desenvolvam o jogo de futebol e a adaptação dos jogadores aos modelos de jogo propostos. Por outro lado, é fundamental que os professores/pesquisadores estejam próximos às questões que a prática levanta, para desenvolverem trabalhos que ajudem o crescimento do futebol. A minha experiência prática e dedicação aos estudos foram fundamentais para responder e levantar algumas questões de pesquisa. Além disso, ao amadurecer as questões da pesquisa e o contato constante com profissionais de referência, como os Profs. Israel Teoldo, José Guilherme e Júlio Garganta, foram determinantes para identificar as dúvidas que surgem do meio prático e a importância em transferir as respostas dos estudos para a aplicação prática.”

MATEUS LIMA

ANALISTA DE DESEMPENHO DO CLUBE REGATAS DO FLAMENGO

Mateus é Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, em 2012. Mas logo em 2009, decidido em começar uma carreira no Futebol passou a fazer parte do Grupo de Estudos de Futebol do Professor Próspero Paoli na UFV, e procurou fazer todos os cursos possíveis da área. Em 2011, 2012 e 2013 trabalhou com a TetraBrazil nos Estados Unidos no período de férias da Universidade, fazendo campings de futebol por todo o território americano.

De 2011 até 2013 fez estágio no Centro Esportivo Ubaense, onde para Ele sua principal escola para o Futebol. No final de 2013 foi contratado pelo clube como Treinador do sub-12. Posteriormente se tornou Coordenador Técnico Cientifico, e Treinador do Sub-13.  Em 2014 iniciou a Especialização em Futebol pela UFV, destacando que “foi muito importante para minha formação e para meu network”. Permaneceu no Ubaense até o começo de 2016, lembrando Ele que é um local que tenho muita gratidão pela experiência e pelo Aprendizado.

Atualmente exerce a função de Analista de Desempenho do Sub-15 do Clube de Regatas Flamengo. Mateus afirma que “a experiência está sendo ótima, a aprendizagem é impressionante, tanto com os métodos de trabalho, quanto ao relacionamento inter-pessoal. E o melhor de tudo é trabalhar novamente com velhos amigos de UFV e Ubaense, como Fabricio, Wellington, José Carlos e Ramon. A oportunidade de fazer parte de um clube gigante do futebol brasileiro é uma experiência de vida extraordinária, e só me resta dar o meu melhor para honrar e contribuir com a instituição. E enaltece que o Prof. Próspero Paoli é o verdadeiro mentor da minha carreira.”

MATHEUS ORNELAS DE SOUZA

COORDENADOR TÉCNICO DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE-MG

Matheus Ornelas de Souza Nascimento graduou-se em Educação Física. (Bacharelado e Licenciatura) em 2010 pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Nesses 05 anos de atuação profissional, iniciada em 2010, Matheus exerceu inicialmente de 09/2010 – 08/2011 no Ubaense Esporte Clube a Função de Preparador Físico das categorias Sub-15/Sub-17. De 08/2011–12/2012 no Ubaense Esporte Clube passou a exercer a Função de Gerente de Captação, Técnico da Categoria Sub-11 e Preparador Físico da categoria Sub-13. Em 2012, assume no Nacional Esporte Clube-MG a Função de Supervisor Técnico do Profissional. Em 05/2013 a 06/2013 vai para o América Futebol Clube, onde exerceu a Função de Supervisor Técnico da Categoria Sub-17 07/2013. Em abri de 2014 vai para o Cruzeiro Esporte Clube, inicialmente exercendo a Função de Preparador Físico da Categoria Sub-14 e Preparador Físico da Reabilitação. Em abril de 2014 assume a Função de Coordenador de Captação. E, a partir de abril de 2016 assume a Função de Coordenador Técnico das Categorias de Base do Cruzeiro.

MURILO BALBINO GUIMARÃES

OBSERVADOR TÉCNICO E AUXILIAR TÉCNICO DO CORITIBA

Natural de Ipatinga-MG, Murilo atualmente exerce no Coritiba Foot Ball Club/PR a função de Auxiliar Técnico da Categoria Sub-17. Iniciou sua trajetória profissional no Curso de Graduação em Educação Física na UFV – 2006 à 2010. Em 2010 cursou a Especialização em Futebol UFV (Turma V). Na UFV foi Treinador das categorias de base no Viçosa Esporte e Lazer (VEL) – 2008 à 2010. Auxiliar Técnico da Seleção de Viçosa Sub-20 – 2010.

Em 2010 foi contratado como Treinador das categorias de base no Centro Esportivo Ubaense (CEU), permanecendo no CEU até 2013. Em Ubá foi Professor de diversas disciplinas acadêmicas na Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC) – 2012 à 2013.

Em 2014 foi contratado pelo Coritiba Foot Ball Club – 2014, sendo que atualmente exerce a função de Observador Técnico das categorias de base; e à partir de 2015 Auxiliar Técnico da Categoria Sub-17)

Murilo destaca que “desde minha infância estive sempre envolvido com o futebol, o que facilitou minha escolha por este esporte como objeto de estudo e qualificação profissional. Minha inserção oficial no mercado ocorreu em 2010, quando o Professor Próspero Paoli, que é o grande responsável pela minha inserção no meio, deu-me oportunidade no excelente projeto do CEU. Sou grato também à UFV e demais professores por oportunizar vivências práticas e teóricas voltadas à minha formação profissional. O mercado do futebol atual no Brasil necessita de profissionais que busquem qualificação contínua e que estejam dispostos às trocas de experiências constantes, pois nós, que trabalhamos com formação de atletas, temos a enorme responsabilidade de estarmos, na verdade, preparando e formando pessoas. Sinto-me honrado por hoje trabalhar em um dos principais clubes do Brasil e poder contribuir para a formação de jovens cidadãos e consequentemente para a formação de novos atletas do esporte mais popular do país.”

NEY FRANCO

Ney Franco é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou três anos nas divisões de base do Atlético-MG e depois mais onze anos nas do Cruzeiro, antes de iniciar sua carreira de treinador no Ipatinga.

O Prof. Próspero Paoli, da Universidade Federal de Viçosa foi o responsável por estimular Ney Franco a trabalhar com o futebol. Ele nos conta que “Ney jogava comigo na LUVE, era meu Capitão. Muito inteligente, mas acima de tudo observador. Quando fomos sediar aqui em Viçosa a Taça Belo Horizonte de Futebol Junior, entramos com a Equipe da LUVE para representar a Cidade. Mas Eu iria coordenar o evento, o que me impedia de continuar dirigindo a LUVE. Assim, indiquei aos Professores Thiebhaut e José Muanis o nome de Ney. No início Ele recusou, mas depois assumiu e fez uma bela campanha na Taça, saindo da competição na moeda. Em 1992, Ele se formou, e aí foi trabalhar no convênio do Atlético com o Cavaleiro Negro em Belo Horizonte. Logo após assumiu a preparação física do Infantil do Galo. Mas chegou a desistir da carreira. Foi quando na primeira gestão do Zezé Perrela a frente do Cruzeiro, o Ney indicado por mim e pelo Chafith assumiu o Infantil do Cruzeiro, iniciando sua bela trajetória no futebol. Foi o pioneiro oriundo da UFV a entrar no mercado do futebol. Ele abriu portas para outros tantos”.

Ganhou notoriedade nacional já em seu primeiro torneio, quando levou a equipe do Ipatinga à conquista do título de Campeão Mineiro de 2005. Na ocasião era a primeira vez, em quarenta anos, que um clube de fora da capital vencia aquele campeonato regional. No ano seguinte, o Ipatinga, uma vez mais, surpreendeu a todos e conseguiu chegar novamente à final do Campeonato Mineiro. Desta vez, porém, o título acabou ficando nas mãos do Cruzeiro.

Em virtude do título mineiro de 2005, o Ipatinga havia entrado na disputa da Copa do Brasil. Ney Franco, então, conduziu o Ipatinga, desde o primeiro jogo da competição, até a fase de semifinais, quando seu time foi eliminado pelo Flamengo.

Naquele momento, o Ipatinga, que havia passado por grandes equipes, como o  Botafogo, Campeão Carioca de 2006) e o Santos (campeão Paulista de 2006), despedia-se da Copa do Brasil. O reconhecimento do excelente trabalho de Ney Franco diante do Ipatinga permitiu que o técnico continuasse na competição, ao ser contratado pelo próprio Flamengo.

A final da Copa do Brasil de 2006 foi disputada entre Flamengo e Vasco, dando pela primeira vez na história do torneio dois clubes da mesma cidade chegavam à final. Antes do primeiro jogo, o Vasco foi apontado como o favorito ao título, porém, Ney Franco mostrou-se ousado ao mudar o esquema tático do Flamengo, e o que se viu foi uma enorme superioridade da equipe rubro-negra. O Flamengo venceu as duas partidas e, pela primeira vez em sua curta carreira como treinador, Ney Franco conquistava um título nacional.

Ney Franco continuou à frente do Flamengo, no início da temporada 2007, e apesar de alguns percalços em seu caminho conseguiu levar o rubro-negro às conquistas da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca de 2007. Por outro lado, na Libertadores da América tida como prioridade pela diretoria, Ney somente conseguiu avançar com sua equipe até às oitavas-de-final, tendo sido desclassificado pelo time uruguaio do Defensor.

Apesar da precoce eliminação na Libertadores, Ney continuou como treinador do Flamengo para o Campeonato Brasileiro. Porém, alguns meses mais tarde, não resistiu à fraca campanha do time na competição e acabou sendo demitido. Poucas rodadas à frente, ainda durante o Brasileiro de 2007, foi contratado pelo Atlético-PRt, em substituição ao consagrado Antônio Lopes.

No início de 2008, Ney Franco continuou no comandando o time do Atlético-PR, que acabou vice-campeão do Paranaense após um início de campeonato avassalador no campeonato. Desgastado com o clube, em virtude da perda do Estadual, Franco acabou sendo demitido logo nas primeiras rodadas do Brasileirão.

Depois da demissão do Atlético, Ney Franco ficou sem clube até meados de 2008, quando assinou com o Botafogo.  Assumindo um time abalado pela traumática do Campeonato Carioca e pela eliminação na Copa do Brasil. Ney conseguiu conduzir o Botafogo durante o Campeonato Brasileiro, que terminou a competição na sétima posição.

Em 2009, Ney seguiu á frente do Botafogo e, inesperadamente, levou seu time à conquista da Taça Guanabara e à final da Taça Rio. Tendo perdido a Taça Rio para o Flamengo, o resultado se repetiria na decisão do Estadual e, com isso, ficou apenas com o vice-campeonato.

Em agosto, Franco foi demitido do alvinegro carioca devido aos maus resultados do Brasileirão. No dia seguinte à sua demissão do Botafogo, Ney Franco acertou com o Coritiba para o restante do Campeonato Brasileiro de 2009, com a missão de ajudar o clube a sair da incomoda posição que o deixava na zona de rebaixamento. Na última rodada do campeonato do ano passado, o Coritiba, que enfrentou o Fluminense, empatou, não conseguindo manter sua vaga na Série A em 2010, e sendo rebaixado no ano do seu centenário.

Em 2010, Ney começa uma série invicta de 8 partidas pelo Coritiba onde perde a invencibilidade para o rival para o Paraná Clube. Esta derrota não abala seu time que conquistou o super-mando de campo (bônus para melhor time da primeira fase do paranaense) e com a mídia apontando o seu time como o principal candidato ao título.

Na segunda fase, com uma ótima campanha, o Coritiba foi Campeão Paranaense invicto, vencendo a competição com uma rodada de antecedência em cima do arqui-rival, Atlético Paranaense.

No início do ano, Ney assume papel importante no momento mais difícil do Coritiba, associando-se ao clube e demonstrando que ele quer devolver o clube à Série A do Brasileiro. Em 23 de setembro, foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira Sub-20 e coordenador das divisões de base. Mantendo seu compromisso com o Coritiba, Ney cumpre seu contrato até o final de 2010, ainda sagrando-se campeão Brasileiro Série B com uma rodada de antecedência. Pela seleção sub-20, sua principal missão foi classificar o Brasil as Olimpíadas de Londres, por meio do  Sul Americano Sub 20, vencendo o Uruguai por 6-0 na última rodada, Ney Franco é novamente campeão, classificando o Brasil para as Olimpíadas 2012.

Com um bom trabalho na Seleção de base, inclusive conquistando o Campeonato Mundial, Ney Franco foi contratado, em Julho de 2012, pelo São Paulo para ser o substituto de Emerson Leão após a eliminação na Copa do Brasil e a derrota por 1 a 0 para a Portuguesa.

Apesar do início ruim de trabalho, Franco se firmou e, ao final do ano, além de conseguir vaga à Libertadores 2013 via Brasileirão, também devolveu, depois de quatro anos, um título ao Clube, a Sul-Americana, que dá ao seu campeão o direito de disputar a mais importante competição do continente no ano seguinte. Com isso, seguindo a promessa do presidente Juvenal Juvêncio deve receber carta branca para tocar a equipe.

No dia 5 de Julho de 2013, Ney Franco deixa o São Paulo. Após demissão do então técnico do Vitória, Caio Júnior. Ney Franco é anunciado como novo treinador do clube baiano para o segundo turno do Brasileirão. Seu desempenho o deixou em evidência, após assumir o time na 10ª colocação levando o time a disputar uma vaga para a Copa Libertadores até a última rodada, ficando na 5ª posição, a um ponto da zona.

Ney Franco disputou sua primeira final comandando o Vitória pelo Campeonato Baiano, por ter feito a melhor campanha, jogava por dois resultados iguais, mas acabou perdendo por 4-2 no placar agregado contra o rival Bahia. Ney Franco deixou o comando do rubro-negro baiano após um empate por 1-1 contra o Bahia, em partida válida pelo Brasileiro.

Logo após pedir demissão do Vitória, Ney Franco assumiu o Flamengo. Será sua segunda passagem pelo Rubro-Negro carioca, onde defendeu nos anos de 2006 e 2007. Porém, no dia 23 de Julho de 2014 foi demitido do clube após uma grande sequência de derrotas.

No dia 03 de Novembro de 2015, após 6 partidas sem vencer pelo Campeonato Brasileiro, sendo 5 derrotas e 1 empate, Ney Franco é demitido do Coritiba, deixando a equipe na 18°colocação .

Ney Franco atualmente encontra-se nos Estados Unidos, onde está reciclando seu conceitos no futebol e aprimorando a língua inglesa.

RAFAEL DE OLIVEIRA BARRETO

TREINADOR DE FUTEBOL

CATEGORIA SUB-20 DO GOIÁS ESPORTE CLUBE

Rafael de Oliveira Barreto é Graduado em Educação Física/2011 pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás – PUC/GO, tem as Licenças C, B e A, do Curso de Treinador de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e fez a Especialização em Futebol na Universidade Federal de Viçosa – UFV/2013. É treinador de Futebol desde 2009, treinando as equipes de Base: Futebol Arte, Vasco/GO e Goiás Esporte Clube.

No Goiás Esporte Clube desde 2012, Rafael integrou a Comissão Técnica da Equipe Profissional e foi Campeão Brasileiro da Série B. Em 2013 assumiu a Categoria SUB-17, sendo Campeão Goiano em 2013 e 2015 (invicto) e Campeão da Copa Goiás em 2015 (também invicto). Em fevereiro de 2016 foi promovido a Treinador da Categoria SUB-20.

Rafael afirma que “a Especialização em Futebol na UFV foi extremamente importante na sua carreira porque adquiriu conhecimentos científicos relevantes na área e teve a oportunidade de criar um vínculo de amizade e respeito com diversos profissionais já inseridos no mercado. O treinador de futebol precisa estar atualizado, ter conhecimento da evolução do treinamento no futebol e, principalmente, utilizar o conhecimento científico na prática do dia a dia com o objetivo de qualificar os treinos e se tornar um profissional capaz de realizar um trabalho de excelência na Gestão dos treinamentos e dos atletas.”

RAMON CARDOSO LIMA

TÉCNICO DA CATEGORIA SUB-14 DO CLUBE REGATAS DO FLAMENGO

Ramon Cardoso Lima nasceu em Viçosa-MG em 25/03/1988. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e Pós Graduado em futebol pela mesma Instituição. Iniciou sua trajetória através de projetos de Futsal e Futebol na cidade de Viçosa MG. Logo após foi contratado pelo Centro Esportivo Ubaense onde permaneceu por 3 anos realizando funções  como Treinador,  Auxiliar Técnico,  Coordenador Técnico Científico.  Em 2013 foi contratado para trabalhar na A. A. Ponte Preta em Campinas SP como Treinador e Coordenador de Captação  onde ficou por 2 anos até ser contratado pelo C. R Flamengo onde atua hoje exercendo a função  de Treinador da Categoria Pré Infantil.

Ramon afirma que “em qualquer atividade que você se propõe a fazer não existe meio termo.  Ou faz algo bem feito ou nem se propõe a fazer’. Procurei sempre tanto na UFV, no Ubaense, na Ponte Preta e agora no Flamengo, exercer minhas funções com dedicação, comprometimento e buscando o aperfeiçoamento constante.”

UENDELL MACEDO SILVA

ANALISTA DE DESEMPENHO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Uendell Macedo Silva é Graduado em Educação Física. (Licenciatura e Bacharelado) em 2009 e 2010 pelo Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, Bahia, Brasil. Tem sua iniciação no futebol a partir de um projeto (Esporte Clube Carneiro) na cidade de Salvador, posteriormente, em 2007 ingressou como estagiário no Esporte Clube Vitória permanecendo nessa função até o ano de 2009. Então graduado foi contratado pelo clube para exercer a função de Preparador físico das categorias sub-14 e sub-16, em meados de 2010 assume a função de Fisiologista do Departamento Amador do Clube (Divisão de Base) e auxiliar da Fisiologia do Profissional, ficou até 2013 onde assume o papel de Analista de Desempenho da Divisão de Base, no ano de 2014 passa a fazer parte do departamento de analise de desempenho do Profissional permanecendo até o final de 2015, onde é contratado pelo Sport Club Corinthians Paulista para fazer parte do CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol).

Uendell Macedo destaca que, “seu objetivo desde que ingressou na graduação foi trabalhar com o futebol, fato que se deu buscando estagiar desde o primeiro semestre em instituições de futebol, a busca pelo conhecimento (leitura e cursos) foi e é o seu grande aliado para traçar o seu caminho no meio futebolístico, sendo a quebra de paradigma o seu desafio diário, encontrou nas pessoas (clubes e cursos) um ambiente que permeou abrir o leque de vertentes (novos conhecimentos) que aguçou a querer entender o jogo como um todo e assim proporcionou vivências em novas áreas de atuação dentro do futebol, assim como aconteceu logo após que fiz a Especialização de Futebol da UFV, surgiu uma nova e grande oportunidade de mudança de função no clube (Analista de Desempenho), sendo essa que me projetou para o futebol brasileiro. Como diz o título do livro do Michael Jordan – Nunca deixe de tentar”.

VINICIUS FARAGE CUTINI

Ao ingressar no Curso de Educação Física da UFV vindo do Espírito Santo já tinha uma vontade de trabalhar com futebol. Em Viçosa, e influenciado por muitos colegas e também pelas inúmeras oportunidades de vivenciar o futebol que eram oferecidas no Departamento de Educação Física e na cidade de Viçosa, essa vontade torna-se objetivo. Desde o inicio de sua graduação já faz estágios em clubes de Belo Horizonte bem como em projetos sociais da cidade (Bom de Nota Bom de Bola) e em escolas tais como o COLUNI e ESEDRAT. Portanto, todo trabalho desenvolvido pelo DES e por amantes do futebol em Viçosa, foi fundamental para a sua inserção no futebol bem como o nível de trabalho que atingiu.

Graduado em Educação Física na UFV em julho de 2004 e já neste mesmo mês começou a trabalhar como preparador físico da equipe sub 20 do Villa Nova A.C. de Nova Lima-MG. Após 3 meses foi convidado a trabalhar na equipe sub 15 do América Mineiro. Ficou até janeiro de 2006 nesta categoria passando posteriormente para o sub 17 do mesmo clube onde ficou até maio de 2006. Contratado pelo Atlético Mineiro foi responsável pelo setor de força das categorias de base por 3 meses passando em seguida a ser o preparador físico das categorias sub 12 e 13 do clube. Após 8 meses de Atlético foi convidado a ser auxiliar de preparação física do Ipatinga Futebol Clube profissional onde conquistou o acesso à Série A em 2008, sendo vice campeão brasileiro da Série B de 2007. Em 2010 assume como preparador físico principal do Ipatinga Futebol Clube, sagrando-se vice campeão mineiro profissional daquele ano. Após 3 anos e meio de trabalho no profissional é contratado pelo Cruzeiro Esporte Clube para o setor de força das categorias de base, função que exerceu até agosto de 2012. Em agosto de 2012 passa a ser o preparador físico da categoria sub 17  do clube, até agosto de 2015. Saindo do Cruzeiro E.C. assume a preparação física do Formiga Esporte Clube profissional, conseguindo o acesso ao Módulo 2 de 2016 após ser vice campeão mineiro da segunda divisão. Em 2016 assume a preparação física do Rio Branco Atlético Clube do E.S. disputando o Campeonato Capixaba da primeira divisão.

Hoje está sem clube aguardando novas propostas para seguir  no futebol.

WELLINGTON SALES

ANALISTA DE DESEMPENHO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Wellington é Bacharel e Licenciado em Educação Física ( 2013) e Especialista em Futebol (2015) pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Como acadêmico foi professor de Projetos relacionados ao futebol.  No período entre 2013 a 2015 trabalhou como coordenador técnico-cientifico e Treinador da Categoria Sub 11 no Centro Esportivo Ubaense. De 2014 a 2016 foi professor da Faculdade Governador Ozanam Coelho -FAGOC e atualmente é Analista de Desempenho na categoria Sub 17 do Clube de Regatas do Flamengo.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados